domingo, 9 de novembro de 2008

Sorriso de Monalisa



Analisando alguma imagens em meu computador esses dias atras encontrei uma imagen de Monalisa, grande obra de Da Vince, e por minutos me concentrei no sorriso dela em sua expressão e por alguma curiosidade acabei assistindo um filme que há tempos estava em cima do DVD. " O Sorriso de Monalisa" protagonizado por Julia Roberts. Não irei falar sobre o filme e sim sobre o que o filme me fez reconhecer na obra-prima de Da Vince.

Afinal Monalisa na Arte, estava sorrindo ou tentando desfarçar um sorriso?
Estava Feliz ou tentando fingir sua felicidade para que outros pensassem que ela tinha uma vida maravilhosa sem problemas corriqueiros como todos temos, pois naquela epoca e talvez até hoje nos importamos muito com que a sociedade em que vivemos irão pensar de nós!
Antigamente a maior vergonha para uma mulher era ser divorciada e quem quebrava esse tabu era mal vista pelas sociedade, uma desencaminhada.

Nos anos 50 uma mulher deveria casar-se assim que se formava no colégio, nao poderiam escolher fazer uma faculdade por mais que queressem o dever imposto era o casamento! Com certeza isso era o que muitas queriam, mas e para aquelas que gostariam de cursar uma faculdade? Deveriam casar-se por que foram para isso que foram criadas? E sua felicidade onde ficava? Não que não eram feilizes em seus casamentos, mas tambem nao eram totalmente realizadas. E hoje? como é hoje podemos fazer as duas coisas graças às conquistas da luta pelos direitos iguais.


Porém não é sobre isso que vim falar, e sim sobre o fato de vivermos escondendo nossas emoções para que a sociedade em que vivemos não notem, não nos recriminem. Se estamos felizes mostramos a todos, porém quando estamos triste normalmente nos recolhemos a um refugio onde ninguem possa nos encontrar para notar que existe uma fraqueza. E quando de lá saímos, saímos com um sorriso falso no rosto, fingindo uma felicidade quando queremos mostrar o contrario! E o porque disso? Para mostrarmos a todos que apesar dos pesares somos fortes e que nada nos abala. Sempre com ideia de que amanhã será melhor.

Entretanto esse amanhã sempre demora a chegar!
Enquanto esse "amanhã" não chega, levamos como Monalisa, com um sorriso indecifravel e enigmatico! Disfarçando nossas emoções.

Nenhum comentário: